Brazil Machinery Solutions

WEConnect International promove a participação feminina no comércio internacional




18 - junho - 2020

Iniciativa conecta empreendedoras a oportunidades globais de negócios

De acordo com estimativas, se homens e mulheres participassem igualmente na economia, o PIB global aumentaria, até 2025, o equivalente ao PIB da China e dos Estados Unidos somados. A projeção é da WEConnect, rede global que conecta empresas pertencentes a mulheres a compradores qualificados ao redor do mundo.

Em seus mais de dez anos de atuação, a rede acumula cerca de 10 mil empresas membros e mais de uma centena de grandes corporações engajadas em promover a diversidade em seus negócios. Segundo a WEConnect, em empresas com mulheres no comando, o lucro atingido chega a ser 34% maior do que naquelas com baixa diversidade. 

No entanto, o que se observa no mercado global é que menos de 1% das compras corporativas são destinadas a negócios gerenciados por empresárias. Como apontou a Forbes, as mulheres têm desvantagens em negociações globais devido a este mercado ser, tradicionalmente, dominado por homens. A WEConnect busca diminuir essa disparidade. 

Para isso, a rede identifica, certifica e apoia empresas, ao menos 51%, pertencentes à mulheres e controladas por elas, para interligá-las às oportunidades de mercado presentes em cadeias de valor globais. 

O programa fornece diferentes formas de apoio às empresas membros. Através da Academia WEConnect, educa empresárias para acessarem novos mercados. Permite, também, treinar empresas globais a comprarem de empresárias certificadas pelo Women’s Business Enterprise (WBE), ampliando a diversidade nas relações de negócio. Além disso, promove a conexão entre as empresárias participantes com os potenciais compradores.

A novidade trazida este ano às empresárias membro da WEConnect são as rodadas de negócios com compradores internacionais como ExxonMobil, Johnson & Johnson, JPMorgan Chase e Procter & Gamble. A oportunidade faz parte do International Day, evento realizado no dia 22 de junho para expandir as possibilidades negócios, além de preparar as participantes para estas interações.

Um auxílio às empresárias brasileiras

A rede global já realizou, inclusive, parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em passado recente, no esforço da Agência para promover a conexão entre empresas brasileiras comandadas por mulheres e as plataformas que certificam essas empresárias como fornecedoras qualificadas para compradores globais.

As dificuldades para as empresárias não se resumem a falta de interação com potenciais compradores, mas também no acesso aos recursos financeiros, tecnológicos e às redes de contato essenciais para a promoção de seus negócios. No Brasil, por exemplo, há uma grande dificuldade de acesso à crédito. 

Entre as 190 economias pesquisadas em estudo divulgado pela WEConnect, o Brasil ocupa a posição 139 quando o assunto é obtenção de crédito. E a situação é mais complicada se quem solicita o crédito for mulher. Este último dado resulta dos critérios estabelecidos pelo Banco Mundial para determinar a dificuldade que as mulheres têm de acesso a determinados direitos em diferentes países.

Estes desafios às empresárias tornam a WEConnect Internacional um caminho para a promoção de condições igualitárias nos negócios. Se a sua empresa se enquadra nas condições mencionadas, registre-se gratuitamente nesta rede e tenha acesso a benefícios da plataforma. O processo de registro é online e leva até duas semanas para a conclusão da verificação. Você também pode adquirir a certificação WBE, caso preencha os requisitos necessários, e atender aos compradores qualificados registrados na WEConnect. Acesse o site e conheça todos os benefícios de se tornar uma empresa certificada nesta rede global.