Brazil Machinery Solutions

SEMCO trabalha em parceria com a Química Amparo para produzir um milhão de frascos de álcool em gel para doação




24 - junho - 2020

Diante da crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus, a SEMCO Tecnologia em Processos colocou um reator completo, em escala reduzida, de seu próprio centro de desenvolvimento à disposição para a produção de álcool em gel. A solicitação foi da sua cliente e parceira, a Química Amparo, detentora da marca Ypê, que orquestrou o projeto para a fabricação em tempo recorde deste novo produto. A SEMCO é participante do Programa Brazil Machinery Solutions — parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Com as contribuições da SEMCO e de outras parceiras, foram fabricados mais de um milhão de frascos de álcool em gel, destinados a inúmeras entidades de saúde, de cuidados coletivos (asilos, assistência a crianças, etc) e às Forças Armadas de São Paulo e de outros estados.

Para que o projeto pudesse acontecer em um curto intervalo de tempo, a empresa do setor químico precisou adequar a sua linha de produção a esta demanda. Rodrigo Franceschini, CEO da SEMCO, comenta “a Química Amparo nos procurou porque necessitava da adição de um reator completo, na sua linha de produção, para realizar a pré-mistura dos componentes do álcool em gel.” É neste equipamento que acontecem as reações químicas do processo e é onde elas são aceleradas. Com este reator, a Química Amparo ganhou em eficiência. 

Assim como em outras ações desenvolvidas para o combate à disseminação da COVID-19, a união da indústria é fundamental. “A Química Amparo tem a licença para trabalhar com produtos químicos e nós temos o equipamento necessário para o processo”, comenta Rodrigo. Dessa forma, unindo as experiências das empresas de diferentes setores, é possível alcançar resultados como o obtido na fabricação e distribuição do produto às entidades que necessitam dele.

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions Resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico de forma sustentável, com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui mais de 400 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Em 2019, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 168 países. Para associar-se ao Programa e para mais informações, acesse: http://www.brazilmachinery.com.