Brazil Machinery Solutions

Plataforma online do PEIEX é lançada oficialmente pela Apex-Brasil




16 - dezembro - 2019

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançou oficialmente em dezembro o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) à distância. O objetivo da iniciativa é ajudar empresas a atuar em mercados fora do Brasil. A meta para os próximos dois anos é de qualificar até 100 fabricantes por meio da ferramenta.

O Núcleo PEIEX à Distância foi criado para atender empresas de qualquer região do Brasil, qualificando-as para que possam iniciar a comercialização de seus produtos no mercado internacional. Quem participa tem a oportunidade de receber mentoria de técnicos especializados em comércio exterior que ajudam no diagnóstico e no desenvolvimento de um plano de atuação.

A gerente de Qualificação e Competitividade da Apex-Brasil, Ana Claudia Cunha Barbosa explica que o atendimento online foi criado para atender as fabricantes que estão localizadas fora da região de alcance dos núcleos físicos de atendimento do PEIEX. “O Núcleo PEIEX à Distância vem ao encontro dos anseios da Apex-Brasil em modernizar e tornar seus serviços mais digitais, com menor custo e mais acessíveis aos empresários de todas as regiões, principalmente do interior do Brasil”, diz.

No primeiro semestre de 2019, o PEIEX convencional (não a ferramenta online) atendeu 2.313 empresas de 23 estados, distribuídas entre 30 núcleos operacionais do programa. Desse total de fabricantes, 74% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de têxtil e confecção, máquinas e equipamentos, móveis e cosméticos.

Quem pode participar?

As empresas que se interessarem em utilizar o PEIEX devem ter algum serviço ou produto com potencial para exportação, assim como disponibilidade para serem capacitadas e CNPJ ativo. A proposta é atender fabricantes dos setores de alimentos e bebidas; moda; máquinas e equipamentos; produtos têxteis; e higiene pessoal e cosméticos. No decorrer da execução do Programa, outros setores estratégicos poderão ser atendidos, conforme a demanda.

O núcleo operacional do Programa auxilia as empresas a adquirir as competências que precisam para exportar, por meio de atendimento customizado. No plano de trabalho traçado para cada empresa, os técnicos capacitados da ferramenta abordam temas como: acordos comerciais que podem beneficiar os exportadores brasileiros, adequação de embalagem dos produtos para exportação, definição do melhor canal de distribuição internacional, o que são Incoterms, entre outros.

Conheça em detalhes o PEIEX: https://mla.bs/2ef69cda