Brazil Machinery Solutions
Português English Español
Brazil Machinery Solutions

O setor de máquinas e equipamentos é o foco de missões empresariais para o México, África do Sul e Nigéria




22 - outubro - 2021

As ações são organizadas pela Apex-Brasil e acontecerão de maneira remota 

Duas missões internacionais estão sendo organizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o setor de máquinas e equipamentos: a Missão México de Máquinas e Equipamentos e a Rodada de Negócios On Line – África – Máquinas e Equipamentos.

Entre os dias 09 de setembro e 29 de outubro, será realizada a Missão México de Máquinas e Equipamentos 2021/2022. A Missão será em duas etapas (virtual e presencial) e é direcionada à geração de negócios e à aceleração do processo de expansão das empresas brasileiras para o mercado mexicano. Foram selecionadas empresas do setor de máquinas e equipamentos, com destaque, mas não exclusivo, ao segmento agrícola, priorizados com base nas oportunidades do mercado e o interesse do empresariado brasileiro. Entre as 30 empresas exportadoras, foram considerados os critérios de maturidade na atuação internacional, podendo serem fornecedoras de bens e serviços ou mesmo empresas que buscam ampliar as exportações e/ou iniciar suas operações no mercado mexicano. Das 30 empresas que participarão da etapa virtual, 15 serão selecionadas, com a ajuda do próprio mercado mexicano, para participar da etapa presencial prevista para março de 2022.

A segunda ação é uma Rodada de Negócios On Line – África – Máquinas e Equipamentos que tem como objetivo aproximar empresas brasileiras do setor de máquinas e equipamentos a compradores africanos. A ação acontecerá online, por meio de plataforma digital recentemente adquirida pela Apex-Brasil, a My Business Matches, e são esperados compradores dos mercados de África do Sul e Nigéria. Trinta empresas brasileiras foram selecionadas, sendo 22 que já possuem maturidade na exportação e oito são vagas direcionadas para empresas do Programa Aceleração para Exportação.

Os segmentos considerados prioritários para participação na ação foram:

Máquinas e implementos agrícolas;
Bombas e motobombas;
Máquinas e implementos para indústria de mineração;
Máquinas e equipamentos para indústria alimentícia;
Máquinas e equipamentos para movimentação e armazenagem;
Máquinas e equipamentos para refrigeração, ventilação e ar-condicionado;
Geradores;
Válvulas industriais;
Implementos rodoviários;
Máquinas e equipamentos para indústria farmacêutica; e
Máquinas e acessórios para indústria de plástico.

Na avaliação dos últimos 05 anos, a balança comercial com a África do Sul e Nigéria tem apresentado um saldo positivo. No entanto, ainda há muito para se desenvolver. Outro ponto de destaque com relação a corrente de comércio, foi o impacto que a pandemia da Covid-19 causou nas relações comerciais.

 

Fonte: ComexStat Elaboração: Diretoria de Mercado Externo – ABIMAQ

Fonte: ComexStat Elaboração: Diretoria de Mercado Externo – ABIMAQ

Esses dados foram apresentados durante o lançamento da Rodada de Negócios On Line – África – Máquinas e Equipamentos, organizado pela Apex-Brasil. A cerimônia de lançamento foi realizada no dia 22 de setembro e contou com as apresentações da Embaixada do Brasil na África do Sul (Pretória), Consulado do Brasil na Cidade do Cabo, Embaixada do Brasil em Abuja, Consulado Geral do Brasil em Lagos, bem como, com a fala do Embaixador e da  Conselheira Econômica da África do Sul no Brasil. O setor de máquinas e equipamentos foi representado pela gerente executiva de promoção comercial internacional da ABIMAQ, Tábata Silva. Os cases do setor foram apresentados pelas empresas Marcopolo South África, representada pelo Diretor Geral Marcopolo South Africa, Lucas Gabardo. Também participou do evento o Sr. Lucas Mendes, diretor de exportação da empresa Mectrol.

Ambas ações contam com a participação de lideranças executivas com visão estratégica para lidar com os desafios da internacionalização, além de se prepararem para as operações e mobilização necessárias para conduzir a empresa na elaboração e execução de um Plano de Expansão e negociação internacional com seus futuros clientes.

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico de forma sustentável, com tecnologia e competitividade. O Programa BMS recentemente assinou a renovação do convênio para o biênio 2021-2023 e visa apoiar indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Seja uma empresa membro do Programa, para mais informações, acesse: http://www.brazilmachinery.com.

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1945, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: http://www.abimaq.org.br.

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Mais informações http://www.apexbrasil.com.br.