Brazil Machinery Solutions

Motocana inova no setor agrícola e busca explorar mercado internacional




05 - fevereiro - 2020

A fabricante brasileira se reinventa para atender as demandas dos mercados interno e externo. Fortalecer e diversificar peças é meta para 2020

“São 60 anos de credibilidade que impulsionam nossa expectativa de crescimento e renovação”. A frase é do gerente geral da Motocana, Renato Campos. Assim ele define a trajetória de sucesso da empresa, que é uma das mais de 400 participantes do Programa Brazil Machinery Solutions – a resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Hoje, com uma linha ampla de produtos voltados para o setor agrícola, a fabricante busca consolidar cada vez mais seu nome no mercado internacional, principalmente na Ásia, África e Américas Central e do Sul, para onde mais exporta.

A Motocana nasceu em 1959, quando tinha como atividade principal a fabricação de componentes hidráulicos. De lá para cá, com o crescimento do setor sucroalcooleiro, a fabricante percebeu a oportunidade de desenvolver a primeira carregadora de cana do país. “Isso transformou os objetivos da empresa, que lançou em mais de meio século de história mais de 200 modelos de equipamentos voltados para a movimentação de cargas nos setores agrícola, florestal, industrial e rodoviário”, conta Renato.

Atualmente, os produtos que a Motocana oferece são carregadoras para movimentação de cargas em geral, acopladas em caminhões, tratores, base fixa, entre outros. Atuando no mercado interno e externo, a fabricante completou em agosto de 2019 quatro anos de reformulação, com a evolução dos serviços e investimentos da empresa.

A atuação mais forte da Motocana é ainda no mercado interno, mas Renato conta que 2019 foi motivo de sucesso para a empresa, tratando-se das exportações e internacionalização de seus produtos. Segundo ele, o volume das exportações durante o ano passado representou 10% do faturamento total da fabricante.

Motocana no BMS

Com a participação no Programa Brazil Machinery Solutions, a intenção da Motocana é aumentar as vendas para o mercado externo. O gerente geral da empresa ressalta que as metas para 2020 e 2021 envolvem a reformulação de equipamentos, como a Sonda Oblíqua, usada para a coleta de amostras na análise do açúcar existente na cana, além de uma linha completa de carregadoras para fardo de palha, madeira, bags de laranja, dendê e cana-de-açúcar.

“Estamos fortalecendo e diversificando nossa loja de peças, com uma linha mais completa de produtos hidráulicos, e aprimorando nossos serviços e o atendimento ao cliente”, ressalta Renato.

Agrishow

A Motocana aproveita sua participação no Brazil Machinery Solutions para fazer parte das ações que o Programa oferece. Em 2020, a empresa pretende participar da Rodada Internacional de Negócios que será promovida durante a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, o maior encontro de tecnologia agrícola do Brasil e um dos três maiores do mundo.

As rodadas internacionais de negócios são uma oportunidade para os empresários realizarem contatos com diversos compradores do mundo para prospectar oportunidades de negócios e networking.