Brazil Machinery Solutions

Mineração na África do Sul: Apex-Brasil divulga mais um estudo sobre máquinas e equipamentos




25 - março - 2020

Está no ar mais um estudo voltado para máquinas e equipamentos, com o objetivo de alimentar as fabricantes brasileiras do setor com informações relevantes. O documento é voltado à mineração, e explora o mercado e as necessidades da indústria da África do Sul.

Elaborado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o estudo foi divulgado  no dia 20 de fevereiro. O lançamento do material foi realizado durante a reunião da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Cimento e Mineração (CSCM) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

O levantamento foi realizado pela Euromonitor International, empresa líder mundial em pesquisas estratégicas de mercado. Contou com o apoio da área de mercado externo da ABIMAQ e do Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Pretória. Ao acessar o documento, a fabricante brasileira de máquinas e equipamentos encontra informações relevantes sobre o segmento de mineração sul-africano. Basta clicar aqui: https://mla.bs/2122cedb. É necessário fazer um breve registro antes de acessar o estudo.

O destaque do estudo fica para a informação de que o mercado de equipamentos voltados para esse setor é suprido predominantemente por fabricantes e fornecedores internacionais, mostrando o quanto a exportação de máquinas para a África do Sul é um fator importante. Além disso, o levantamento ainda dá detalhes sobre os dados demográficos, informações econômicas e um panorama sobre o ambiente da indústria de mineração locais.

Os principais produtos importados são tubos, cascos de caldeiras, tanques, cubas, engrenagens e peças de máquinas para triagem, peneiração, separação, lavagem, trituração e moagem. Seus maiores fornecedores de equipamentos são, atualmente, a China e a Alemanha, mas as importações vindas do gigante asiático têm aumentado, pois apresentam melhor custo-benefício que os produtos alemães.

A possibilidade das empresas brasileiras do setor de mineração explorarem o mercado sul-africano pode ser, por exemplo, por meio de equipamentos de transporte e movimentação em minas, que consiste em produtos como macacos hidráulicos, guindastes e gruas. O estudo aponta que a demanda por equipamentos dessa categoria está crescendo, e espera-se que ela atinja um valor de US$272,5 milhões até 2022. Esses produtos atendem a empresas que trabalham com mineração de diamantes e carvão mineral, em minas de superfície e abertas.

Vale ressaltar que, segundo dados levantados pela Apex-Brasil, o governo sul-africano participa de forma ativa na indústria de mineração com os objetivos de viabilizar o crescimento econômico e aumentar as oportunidades disponíveis. Esse apoio é dado por meio da melhoria dos empregos e a estabilidade profissional em operações de prospecção, exploração, mineração e produção.

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions

Resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico de forma sustentável, com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui mais de 400 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Em 2019, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 168 países. Para associar-se ao Programa e para mais informações, acesse: http://www.brazilmachinery.com.

Sobre a ABIMAQ

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: http://www.abimaq.org.br.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Mais informações em: https://portal.apexbrasil.com.br/