Brazil Machinery Solutions

Imepel aposta em diferencial para conquistar mercado sul-americano




05 - março - 2020

A fabricante se prepara para embarcar para a Expomin,
feira para a indústria de mineração que acontece no Chile

Com pouco mais de 20 anos no mercado, a Imepel vem trilhando um caminho de sucesso na América Latina  e se destacando por um diferencial: oferecer uma assistência técnica de ponta. A participante do Brazil Machinery Solutions explora os mercados do Peru, da Colômbia, da Argentina e do Chile, e, ainda, de alguns países do Oriente Médio. 

Fundada em 1996, a Imepel é voltada para os segmentos de mineração, portuário, fertilizantes, cimenteiro, papel e celulose e agricultura (movimentação de grãos). Ela fabrica rolos, tambores e suportes para transportadores contínuos (correias transportadoras). Com duas unidades produtivas no Sul de Santa Catarina, a empresa produz mensalmente mais de 40.000 rolos.

Com a exploração do mercado internacional, o coordenador de vendas internacionais da empresa, Cristiano de Souza Marcello, conta que a Imepel viu a necessidade de abrir um contato direto com os países sul-americanos. A empresa já conta com um escritório alocado no Chile e, em abril, participa na Expomin, feira internacional voltada para a indústria da mineração realizada no país.

“A gente se destaca no mercado pela assistência técnica que oferecemos e pela inovação. Temos, por exemplo, cavaletes para substituição de rolos que reduzem o tempo de parada da planta, tambores de engenharia, rolos inteligentes que detectam a temperatura e desgaste do tubo e enviam informação para um software, entre outras tecnologias”, ele conta, se referindo ao manuseio dos materiais vendidos pela fabricante.

Com laboratório próprio, a Imepel se preocupa em realizar visitas técnicas e treinamentos ‘in company’ dos produtos que oferece. Para 2020, as metas são reforçar a linha de seus equipamentos com maior tecnologia. 

Inovação

A partir desse ano, a empresa pretende investir no desenvolvimento da tecnologia IOT (Internet das Coisas, em inglês – conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet). Esse tipo de avanço, se aplicado corretamente pode aumentar a produtividade, reduzir custos e diminuir o risco de acidentes. 

“Durante muito tempo, a inovação esteve presente nos carros, smartphones e computadores, mas os materiais mecânicos foram de certa forma excluídos do processo de inovação. A Imepel sempre foi reconhecida pela qualidade e assistência técnica. Agora queremos ser reconhecidos pela inovação”, conta Cristiano.

Expomin

Seguindo o raciocínio voltado para a inovação tecnológica, a Imepel se prepara para embarcar para o Chile, em abril. A empresa vai participar da feira Expomin, com suporte do Programa Brazil Machinery Solutions.  O lema do evento é “Mineração facilitando o futuro”, que  se refere justamente à avanços tecnológicos. 

Com esse foco, Cristiano conta que a fabricante vai levar até lá: suportes de elevação de correia, que possibilitam a elevação da correia transportadora para substituição dos rolos com agilidade, segurança e redução de custos; anéis de polímero para rolos de retorno; tambor com revestimento removível, que promovem a redução do tempo de parada para substituição do revestimento de tambores; e sua Linha Xtreme, composta por rolos com revestimento polimérico altamente resistente a ácidos e ao acúmulo de material – “amplamente usado por nossos clientes no Chile”, o coordenador de vendas internacionais da empresa complementa.