Brazil Machinery Solutions

Fornari Indústria firma parceria com a USP para testes em cabine de desinfecção




05 - junho - 2020

Especialmente neste contexto de pandemia, é essencial adotar medidas que possam deixar os ambientes mais seguros e evitar a proliferação da doença. A Fornari Indústria, especializada no desenvolvimento de equipamentos para o agronegócio, atuará em conjunto com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) para testar inovadora tecnologia desenvolvida pela empresa, um túnel de desinfecção. A fabricante que está atuando ativamente na luta contra o coronavírus, participa do Programa Brazil Machinery Solutions — parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Para chegar à versão atual do túnel, também chamado de cabine de desinfecção, a Fornari realizou uma série de testes laboratoriais a fim de entender a dinâmica das colônias de microrganismos que as pessoas carregam diariamente. Na pele, há uma concentração normal de colônias de microorganismos, com a passagem das pessoas pela cabine, a desinfecção pode reduzir a zero a presença das colônias. Já nas roupas que apresentam grandes concentrações de microrganismos, entre três a quatro vezes maior que a normal, a eficiência da cabine chega a 80% na eliminação.

O túnel foi doado à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) para a execução dos testes e aprimoramento através da instalação de um sistema de medição de temperatura sob supervisão do professor, Adroaldo José Zanella. Analisa-se, também, a possibilidade da inclusão de outras soluções que possam auxiliar no processo de detecção de possíveis casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus. 

Os projetos relacionados ao estudo e teste das cabines foram submetidos via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), e via Ministério da Saúde. “Se forem aprovados os projetos, outras dez cabines de desinfecção serão doadas à instituições elegidas pela USP para recebê-las”, comenta Luciane Fornari, diretora da empresa.

A cabine ganhou destaque em função da atual crise sanitária. O projeto, no entanto, existe há mais de três anos. “Como a gente trabalha com empresas do setor de proteína animal, elas já empregavam esse controle maior de acesso às instalações através de cabines de desinfecção”, relata Luciane. Por conta disso, a cabine já atende as principais normas relacionadas a equipamentos mecânicos, como a NR10 e a NR12. 

O momento atual gerou expressivo aumento na procura pelas cabines de desinfecção. Entre os interessados há franquias, shopping centers, indústrias, hospitais e empresas de eventos. A Fornari projeta que a adoção das cabines de desinfecção em locais com grande circulação de pessoas fará parte da nossa realidade permanentemente. 

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions 

Resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico de forma sustentável, com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui mais de 400 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Em 2019, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 168 países. Para associar-se ao Programa e para mais informações, acesse: http://www.brazilmachinery.com.

Sobre a ABIMAQ 

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: http://www.abimaq.org.br.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Mais informações em: https://portal.apexbrasil.com.br/