Brazil Machinery Solutions

Fabricante de máquinas agrícolas e projetos especiais produz face shield para doação




28 - maio - 2020

MRE Industrial fabricará os EPI’s em impressora 3D para profissionais da saúde

Quando adquiriu a impressora 3D, a empresa não imaginava que logo estaria produzindo os equipamentos de proteção individual. O aparelho foi adquirido pela MRE Industrial, especialista em: projetos especiais, máquinas agrícolas, manutenção e reforma de equipamentos para trabalhar na impressão de protótipos de peças desenvolvidas internamente e para a produção de alguns componentes mais difíceis de encontrar no mercado. 

A motivação para produzir as face shields surgiu durante uma visita do empresário da MRE Industrial, Elei Bisca, ao posto de saúde da cidade. “Ao levar meus filhos para atendimento, já no início da pandemia no Brasil, constatei que as face shields utilizadas pelos funcionários do posto já não estavam em boas condições”. 

Visando colaborar com a atual crise sanitária que o país se encontra, decidiu utilizar a impressora que estava ociosa na empresa para contribuir com a confecção e distribuição do item de proteção aos profissionais de saúde. No equipamento, a empresa fabrica os suportes que fixam o escudo de proteção. O acetato e os elásticos utilizados na face shield são comprados com os recursos doados.

Entre doações e recursos próprios, a empresa fabricou 200 unidades de face shields. As doações das máscaras foram destinadas ao posto de saúde do município e para a Santa Casa de Limeira, cidade localizada no interior de São Paulo e sede da MRE Industrial. Um terceiro lote está em fase de produção, com a arrecadação incentivada pela empresa, os interessados podem fazer as doações no site: Doação de Máscaras para Santa Casa. O custo de fabricação de cada face shield, segundo a empresa, é de R$4,93. 

Elei explica que a ideia inicial era produzir 300 destes equipamentos, mas se ainda houver demanda e recursos, é possível que a ação seja estendida.

Em 3D

As impressoras 3D se popularizaram no mundo nos últimos anos. A tecnologia delas evoluiu tornando os equipamentos compactos e de baixo custo. As possibilidades de criação com a ferramenta são inúmeras. No combate ao novo coronavírus elas têm desempenhado um importante papel na fabricação de equipamentos de proteção individual, principalmente para os olhos. Há suportes para face shields, óculos de proteção, protetores faciais, dentre outros itens produzidos nestas impressoras.

Sobre a MRE 

A MRE industrial, com sede em Limeira, interior de São Paulo, é uma empresa diversificada de equipamentos especiais e que desenvolve soluções por meio de inovação e tecnologia de ponta. A empresa integra tecnologias e design às soluções mecânicas, eletrônicas e controles informatizados.

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions 

Resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico de forma sustentável, com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui mais de 400 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Em 2019, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 168 países. Para associar-se ao Programa e para mais informações, acesse: http://www.brazilmachinery.com.

Sobre a ABIMAQ 

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: http://www.abimaq.org.br.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Mais informações em: https://portal.apexbrasil.com.br/