Brazil Machinery Solutions

Entidades assinam manifesto em apoio ao Sebrae




17 - setembro - 2020

ABIMAQ está entre as instituições que possuem projetos em parceria com a instituição do Sistema S.

No mês de agosto foi divulgado manifesto de apoio ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinado por 60 entidades, como associações e sindicatos de diversos setores produtivos. O documento traz informações sobre o cenário macroeconômico brasileiro e sobre como o instituição que fomenta o empreendedorismo colabora com o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

A ABIMAQ está entre as associações que apoiam a manutenção do Sebrae como instrumento que promove mais justiça social, inclusão pelo trabalho, prosperidade e economia competitiva. As duas entidades trabalham em conjunto no apoio às micro e pequenas empresas do setor de máquinas e equipamentos. Como resultado dessa parceria, surgiu, no ano 2000, o primeiro convênio do Programa Brazil Machinery Solutions — projeto setorial da ABIMAQ em parceria com o SEBRAE/Apex. 

Além das ações conjuntas que visam ampliar o alcance das empresas ao mercado externo, há o estímulo, apoio e orientação às empresas do setor. 

A ABIMAQ também promove iniciativas com enfoque em pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (IPDMAQ). 

Muitas das inovações promovidas e apoiadas pelo instituto surgem conjuntamente com as chamadas startups: que em definição mais atual, é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. E para permitir que novas soluções floresçam neste cenário incerto o apoio do Sebrae é fundamental. 

A entidade é parceira na orientação fornecida aos novos empreendedores, como também na promoção do contato entre pequenos empresários e grandes empresas que buscam novas soluções para a manutenção da competitividade no mercado. 

ABIMAQ, CNI e Sebrae realizam webinar para empresas interessadas em exportar

No dia 1ª de setembro a ABIMAQ participou do webinar promovido pela Confederação Nacional da Indústria e pelo Sebrae. A Tábata Silva, gerente executiva de promoção comercial internacional da Associação apresentou um panorama sobre o processo de internacionalização e exportações do setor de máquinas e equipamentos. O evento ainda trouxe o case de internacionalização da Fornari Indústria, empresa membro do Brazil Machinery Solutions e associada à ABIMAQ. Juliana Borges, da Coordenação Nacional da Indústria de Base Tecnológica do Sebrae, também contribuiu com informações sobre as iniciativas Sebrae que auxiliam negócios no processo de internacionalização. Confira o evento aqui.

O Manifesto em suporte à manutenção do Sebrae divulgado pelas associações e sindicatos de diversos setores produtivos pode ser acessado aqui.