Brazil Machinery Solutions

Crescem as exportações de empresas associadas à ABIMAQ




17 - setembro - 2020

A participação das fabricantes associadas à ABIMAQ no mercado internacional foi de 15% para 56%

Nos últimos 20 anos, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) registrou um significativo crescimento da participação das empresas no mercado externo, o número de associadas que exportam saltou de 15% para 56%. 

O número de fabricantes nacionais representadas pela associação também cresceu, de 2000 a 2020 a entidade mais que dobrou seu número de empresas sócias, passando de 1600 em 2020. 

Parte deste resultado vem do fluxo natural de comércio promovido pela globalização, que proporciona às empresas maiores interações com o mercado externo. Alinhada aos interesses de atuação internacional da indústria, a ABIMAQ manteve-se promovendo ações para desenvolvimento da competitividade brasileira do setor e qualificação das empresas para o comércio exterior.

Para isso, mantém parcerias com diversas entidades como a CNI, o Sebrae, além do constante contato com as Embaixadas do Brasil e de outros países visando a identificação de oportunidade de negócios. Um dos projetos mais longevos é o Programa Brazil Machinery Solutions (BMS) — programa de internacionalização da ABIMAQ em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)

Por meio do Programa, a ABIMAQ e a Apex-Brasil apoiam mais de 450 empresas do setor de máquinas e equipamentos no comércio internacional. Em suas duas décadas de atuação, o BMS já promoveu quase 600 ações, como a participação em feiras internacionais, rodadas de negócios, cursos e webinars de qualificação das empresas para o competitivo mercado externo. Estas iniciativas são essenciais para a promoção de um dos setores produtivos brasileiros que mais exporta. Só em 2018, o Brasil exportou US$10,3 bi em máquinas e equipamentos. 

“O Brazil Machinery Solutions acumula histórias de sucesso de suas empresas participantes no mercado internacional. O caminho para ampliar a participação no mercado externo costuma estar acompanhado da qualificação realizada por meio de cursos e eventos realizados com os  parceiros do setor. Além disso, as participações em feiras internacionais e rodadas de negócios apoiadas pelo BMS trazem resultados positivos para as empresas”, comenta Patrícia Gomes, diretora executiva de mercado externo da ABIMAQ e gerente executiva do BMS.

Para saber mais sobre essa parceria, e a importância das exportações para a competitividade da indústria, assista ao vídeo produzido pela ABIMAQ aqui.