Brazil Machinery Solutions

Coronavírus impacta eventos nacionais e internacionais do setor




14 - abril - 2020

Feiras de máquinas e equipamentos anunciam adiamento, saiba quais 

Desde que o novo Coronavírus atingiu o estágio de pandemia, o que significa que a população dos cinco continentes apresenta contaminação, a doença também se transformou na principal razão para cancelamentos e adiamentos de eventos pelo mundo inteiro. As exposições do setor de máquinas e equipamentos, infelizmente, têm sofrido o impacto. 

Entre os eventos brasileiros, a Agrishow, uma das maiores feiras ligadas ao setor de agronegócios do mundo, anunciou seu adiamento. Ainda sem data prevista para a remarcação. A organização justificou, por meio de nota no site oficial: “atendendo e seguindo todas as determinações das autoridades sanitárias do Ministério da Saúde, Governo do Estado de São Paulo e Município de Ribeirão Preto, que decretaram a suspensão temporária de eventos com público superior a 500 pessoas com o intuito de conter a propagação do vírus COVID-19, (a organização) decidiu pela postergação da AGRISHOW 2020”. 

A feira internacional de tecnologia agrícola aconteceria de 27 de abril à 1º de maio, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Estava prevista a participação do Programa Brazil Machinery Solutions por meio dos Projetos Comprador – quando compradores do mundo inteiro vêm até o Brasil para adquirir produtos nacionais – e Imagem – a vinda de jornalistas internacionais para a cobertura do evento. No site, a organização ainda reforça que o momento é de agir com responsabilidade social. A nova data para a realização do evento deve ser anunciada em breve. 

Logo em seguida, seria a vez de São Paulo receber outro grande encontro empresarial do setor. A Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (FEIMEC) aconteceria de 5 a 9 de maio, mas também anunciou seu adiamento. Esse seria mais um encontro com a realização dos projetos Comprador e Imagem por meio do Programa BMS. A nova data para realização do evento deve ser anunciada em breve. 

Internacional 

No primeiro semestre de 2020, o calendário de feiras internacionais voltadas ao setor de máquinas e equipamentos também foi afetado. Vale ressaltar que Argentina, Chile, Peru e Colômbia fecharam suas fronteiras por 15 dias, inicialmente, durante o mês de março, para combater o novo coronavírus. Por conta dessa medida, as feiras Expomin (Chile), Expoplast (Peru), Simatex e Argenplás (Argentina) também anunciaram suas mudanças. 

Chile 

Marcada para entre os dias 20 e 24 de abril, a Expomin, feira voltada para o setor de mineração, no Chile, afirma que segue as recomendações dadas tanto pelas autoridades sanitárias locais e mundiais. Em nota, a organização diz que “o evento será realizado daqui a alguns meses, provisoriamente durante o último trimestre deste ano. Esperamos confirmar muito em breve”. O Ministro de Minas do Chile, Baldo Prokurica, classifica o adiamento da Expomin como “o resultado da realidade que o mundo está vivendo com o vírus corona”. 

Peru 

A Expoplast, vista como a porta de entrada para a indústria de plásticos e setores relacionados no Peru, já tem nova data para acontecer. O evento foi remarcado para os dias 21, 22, 23 e 24 de outubro de 2020, no mesmo local onde seria realizado anteriormente, no espaço Domos Art da Costa Verde. 

Argentina 

A Argenplás, feira voltada para a indústria do plástico e embalagens, estava inicialmente marcada para acontecer entre 8 e 11 de junho deste ano. O evento também foi adiado e será realizado ainda este ano, entre 24 e 27 de novembro. 

Já a Feira Internacional de Máquinas Têxteis (Simatex), que aconteceria entre 20 e 23 de abril, em Buenos Aires, na Argentina também foi adiada. Além da Simatex, outros grandes eventos da vertical têxtil também sofrem o impacto: a Feira Internacional de Fornecedores para a Indústria de Vestuário (Emitex) e a Feira Internacional de Máquinas para Vestuário (Confemaq). Ainda não há data prevista para a realização dos eventos. 

África do Sul 

Considerada a maior e mais tradicional feira agropecuária realizada na África do Sul, a Nampo Show também foi adiada. O evento seria inicialmente realizado entre 12 e 15 de maio em Bothaville, mas foi remarcado para os dias entre 11 e 14 de agosto. “A epidemia COVID-19 é uma ocorrência sem precedentes, e a pandemia global tem, num curto espaço de tempo, impactado as organizações de inúmeras maneiras. Estamos vivendo um ano que é desconhecido, e as coisas à nossa volta estão mudando muito rapidamente”, justifica a organização do evento por meio de nota oficial no site. 

Estados Unidos 

A Conferência de Tecnologia Offshore (OTC), que acontece em Houston, no Estados Unidos, também anunciou seu adiamento em decorrência da atual pandemia do Coronavírus. “A saúde e segurança de nossos parceiros, participantes, expositores, funcionários e comunidade são da maior importância, e nossos corações se dirigem a todos os que foram afetados”, diz a organização do evento. 

Ela aconteceria entre os dias 4 e 7 de maio. O evento será remarcado para o terceiro trimestre de 2020, mas ainda não datas estabelecidas. A previsão é de que o novo período seja anunciado até setembro.