Brazil Machinery Solutions

Compradores russos participam de Projeto Comprador para a Feira Lignum




13 - setembro - 2019

A ação está sendo organizada pelo escritório da Apex-Brasil em Moscou e conta com o apoio do  Programa Brazil Machinery Solutions 

Entre os dias 08 e 13 de setembro, dois compradores russos desembarcam na cidade brasileira de Curitiba para o projeto comprador durante a realização da Feira Lignum.  Eles visitam o Brasil a convite do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) de Moscou, na Rússia, e contam com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS) – fruto da parceria entre a Agência com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). A agenda dos compradores contempla visitas técnicas em empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de Santa Catarina e do Paraná.

Os convidados são da Associação Comercial de Máquinas e Ferramentas (KAMI), um dos maiores fornecedores de equipamentos industriais da Rússia. A missão visa posicionar o Brasil como um um importante parceiro para o mercado russo no fornecimento de máquinas e equipamentos para o setor madeireiro.  

Além de conferirem as novidades do setor, os compradores contarão com uma programação de visitas técnicas, reuniões de negócios e visitas guiadas pela feira. A agenda durante os dias da Lignum, 11 a 13 de setembro, serão organizadas pela equipe do BMS que utilizarão o estande institucional da ABIMAQ na feira como estrutura de apoio.

A Lignum Latin América é um evento voltado para a cadeia produtiva da madeira. A feira reúne as principais empresas do mercado, assim como lança tendências, soluções e novidades tecnológicas sobre os segmentos de beneficiamento, preservação, energia, biomassa, manejo florestal e uso da madeira. Na última edição da Lignum, mais de 6 mil visitantes conferiram os 86 expositores do segmento. Na ocasião, o evento gerou mais de R$ 98 milhões em vendas e prospecções.

De acordo com a diretora executiva de mercado externo da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Patrícia Gomes, a Rússia é o principal comprador de máquinas e equipamentos para o setor de madeira do Brasil. Só no primeiro semestre de 2019, as exportações para o país apresentaram um aumento de 17% em comparação ao mesmo período do ano anterior,  alcançando o patamar de US$ 4,5 milhões em vendas.

“Receber esses compradores no Brasil será muito positivo para as empresas brasileiras do setor madeireiro, principalmente pelo fato de eles serem de um mercado tão relevante”, explica Patrícia. E acrescenta:  “é por meio de iniciativas como essa que o Programa cria oportunidades para os participantes crescerem no mercado internacional”.