Brazil Machinery Solutions

Brazil Machinery Solutions quer alavancar exportações do setor no próximo Convênio




12 - fevereiro - 2020

Programa passa pela etapa de planejamento estratégico, elencando todas as análises e metas para direcionar suas ações no mercado externo

Uma importante etapa da renovação do Projeto Setorial 2020-2022 com a Apex-Brasil está em andamento. O Brazil Machinery Solutions passará por um momento de análise, organização e metas para os próximos cinco anos. É o chamado planejamento estratégico, que visa direcionar as ações de promoção comercial do setor de máquinas e equipamentos, com o foco principal em exportação.

A elaboração desse planejamento faz parte do processo de renovação de convênio de cooperação técnica e financeira entre a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “O planejamento estratégico é um norte para onde o Programa BMS vai direcionar suas forças de atuação no mercado internacional”, explica a diretora executiva de Mercado Externo da ABIMAQ e gerente do programa BMS,
Patrícia Gomes.

O foco do novo planejamento estratégico será totalmente direcionado para identificar os desafios que a indústria de máquinas e equipamentos encontra no processo de atuação internacional. Portanto, o trabalho com a elaboração do documento será mapear essas dificuldades e auxiliar o setor a melhorar a inserção de seus produtos em outros mercados. As ferramentas de promoção comercial, como feiras, rodadas de negócios, ações de defesas de interesse e estudos de mercado são essenciais para promover, preparar e capacitar o empresário brasileiro. “Nós queremos encontrar os gargalos que o setor de máquinas e equipamentos tem na sua atuação no mercado internacional. Com isso, podemos planejar de forma mais estratégica e efetiva as ações que serão apoiadas no próximo convênio”, ressalta Patrícia.

Item importante dessa etapa é estudar qual é o cenário do setor no mercado externo e como esse panorama influencia a indústria brasileira. Mapear e superar os desafios que as empresas nacionais encontram é um passo relevante para trabalhar no desenvolvimento de capacidades do setor de máquinas e equipamentos. 

Outro ponto que é levado em consideração durante o levantamento de estratégias para o futuro é a colaboração do setor para o crescimento econômico e social do país. Parte dessa análise é respondida com o exercício de definição de países prioritários, para onde o Brazil Machinery Solutions concentrará esforços para levar as empresas participantes do Programa, acreditando que esse locais sejam fortes mercados para os produtos brasileiros.

A previsão do ambiente macroeconômico para os próximos cinco anos é um importante ponto de partida para definir as ações do Programa. O planejamento estratégico deverá então conter informações como PIB, renda per capita (US$), inflação, posição no Ranking Doing Business, índice de competitividade global, ranking de percepção de corrupção, índice de confiança do consumidor e entrada de investimentos diretos estrangeiros dos países-alvo para as próximas ações do BMS.

Acordos comerciais e expectativa de câmbio para os próximos anos são outros dois itens relevantes para o planejamento. É importante também avaliar o nível de inovação do setor de máquinas e equipamentos em comparação aos principais concorrentes e como isso afeta a exposição dos produtos brasileiros no cenário internacional.

A ampla análise elaborada pelo Brazil Machinery Solutions deve conter ainda a avaliação dos resultados de anos anteriores. “O planejamento estratégico é feito a cada cinco anos, o que vem fazendo com que o Programa evolua e cresça de forma positiva. É, também, importante ressaltar que há um acompanhamento à risca de como ele é realizado”, comenta a gerente do programa BMS.

O acompanhamento do planejamento estratégico durante sua execução pode resultar em atualizações ou mudanças de direcionamento, de acordo com contextos políticos e econômicos. “Isso tudo para que tenhamos a garantia de que estamos no caminho certo”, Patrícia ressalta.

Mercados-alvo

Outra importante etapa já realizada pelo BMS foi a pesquisa de mercados-alvo. Em 2019, as empresas participantes do Programa responderam a questionários para definir quais países serão os destinos das ações de promoção comercial para o futuro biênio. 

Prova de que o Programa é pensado em conjunto, a partir do questionário respondido pelas empresas, as equipes da Apex-Brasil e do Brazil Machinery Solutions realizaram outras análises qualitativas e quantitativas sobre os dados coletados. A partir de agora, esses dados deverão ser validados para complementar o planejamento estratégico.