f

Segmentação das empresas do Programa BMS: primeira etapa cumprida

A pesquisa possibilitará análise qualitativa das empresas do projeto e direcionamento de ações

Segmentação das empresas do Programa BMS: primeira etapa cumprida
2 - Julho - 2019

Conhecer as empresas que fazem parte do Projeto tão bem e tão profundamente a ponto de saber exatamente o seu nível de maturidade exportadora e indicar quais ações são recomendadas para que possa avançar com êxito no mercado externo. Este é o objetivo do Programa Brazil Machinery Solutions, ao criar uma metodologia para a Segmentação de Empresas, cuja primeira etapa já está em andamento. Trata-se de um amplo questionário, distribuído em maio, que será utilizado como ferramenta para avaliar a condição exportadora de cada empresa apoiada.

As respostas ao questionário enviado são fundamentais para a segunda etapa do processo, pois a partir da tabulação das respostas e análise quantitativa da empresa é que será definido o seu enquadramento em um dos cinco níveis de exportação e a indicação das ações adequadas. Os cinco níveis de exportação estão definidos como empresa não exportadora, iniciante, intermediária, avançada e internacionalizada. A partir deste processo, uma cesta de ações será recomendada em função da maturidade da empresa, com atividades que vão desde a participação no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), à missões empresariais, feiras internacionais, atendimento individualizado e coaching de internacionalização.

O processo de segmentação é obrigatório para todas as empresas participantes do projeto, e pode ser realizado até o dia 08 de julho de 2019. Convidamos as empresas que ainda não responderam ao questionário a fazê-lo por meio deste link. Com o objetivo de facilitar o preenchimento, disponibilizamos em PDF as perguntas a serem respondidas para que elas possam circular entre as áreas pertinentes antes do preenchimento do formulário online. Também é possível realizar o preenchimento por etapas, desde que o acesso seja realizado pelo mesmo computador.