f

Setor participa de reunião do Conselho Empresarial do BRICS, na África do Sul

Setor participa de reunião do Conselho Empresarial do BRICS, na África do Sul
18 - Abril - 2019

Ocorreu, na primeira semana de abril, na cidade de Joanesburgo, o Midterm Meetingdo Conselho Empresarial do BRICS, grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esse Conselho Empresarial foi criado em 2013, durante a 5ª Cúpula de Chefes de Estado do BRICS, com o objetivo de desempenhar um papel de aconselhamento e promoção de negócios.

Esta edição do encontro marcou o final da presidência sul-africana e a passagem da liderança do Conselho para a sessão brasileira, que ficará responsável por pautar a agenda de trabalhos até abril de 2020.

Como líder do Grupo de Trabalho de Manufaturados, a ABIMAQ apresentou uma pauta baseada em quatro pilares: iniciativas mutuamente benéficas, fortalecimento do ambiente de negócios, eficiência energética-tecnológica e aproximação com o Novo Banco de Desenvolvimento. 

Dentro destes pilares serão trabalhadas as atividades de proposição de um visto de negócios para o BRICS, de modo a facilitar o trânsito de empreendedores e empresários dos cinco países, a implementação de acordos para impedir a bitributação de empresas assim como garantir maior segurança aos investimentos realizados por multinacionais brasileiras e o desenvolvimento de um modelo de financiamento de projetos base pelo novo Banco de Desenvolvimento.

Adicionalmente foi realizada a prospecção de potenciais clientes para o setor com a composição de um mailingde empresas contendo mais de 200 contatos, que serão oportunamente processados e distribuídos às empresas participantes do programa Brazil Machinery Solutions.

As próximas reuniões do Conselho ocorrerão em São Paulo e Brasília durante o mês de novembro .