f

Programa BMS realiza 2ª. Reunião do Comitê Gestor

Programa BMS realiza 2ª. Reunião do Comitê Gestor
18 - Abril - 2019

Foi realizada, no último dia 5, a 2ª. Reunião do Comitê Gestor do Programa Brazil Machinery Solutions, correspondente ao Ciclo 2018-2020 do Projeto Setorial. O objetivo do encontro foi apresentar aos membros do Comitê os resultadosdas ações realizadas com recursos da 2ª. Parcela disponibilizada para o Convênio pela Apex-Brasil, no período que compreende 01 de outubro de 2018 a 30 de março de 2019, bem como as demais ações planejadas no âmbito do do atual ciclo do Projeto Setorial. A exemplo de reuniões anteriores, a ocasião também propiciou oportunidade de receber feedbacke sugestões .

O encontro contou com a presença  de Gino Paulucci Jr. (Presidente da CSMAIP e representando a Polimáquinas), Marcos Lichtblau (Presidente da CSMAT e representando a Automatisa) ,  Pedro Estevão B. de Oliveira (Presidente da CSMIA e representando a Jacto / CSMIA),  Anésio Souza (NB Máquinas / membro da CSMIA), Wagner Setti (Presidente da CSPEP e representando a WEG Equipamentos) e Paulo Lakatos (Eletroforming / membro da CSMAIP). Da Apex-Brasil, veio o Gestor de Projetos Setoriais da Agência, Anderson Dib. Também compuseram a mesa a diretora de mercado externo da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Patrícia Gomes, acompanhada de sua equipe.

Diversos quadros foram apresentados explicitando a utilização dos recursos referentes à segunda parcela da verba disponível para o Programa no período que compreende os meses de outubro de 2018 a março de 2019, com valores das 36 ações realizadas até o momento, entre feiras internacionais, ações estruturantes, projeto comprador, projeto imagem, missão Comercial e missão Prospectiva. 

Foram detalhados os resultados das seguintes feiras internacionais: a Expomina 2018, Colombiaplast 2018, FIB 2018, Weftec 2018, EIMA 2018, Colombiatex 2019, IPPE 2019, Plastimagen 2019, Plástico Brasil 2019 (com Projeto Imagem). Na sequência, vieram as ações em andamento: Projeto Comprador e Projeto Imagem  da Agrishow 2019, feira internacional Nampo Show 2019, Projeto Comprador e Projeto Imagem da Expomafe 2019, feiras internacionais IFFA 2019 e ITMA 2019. A diretora Patrícia Gomes também falou sobre as ações canceladas: feira internacional Expoagro 2019, Missão Comercial Tecma 2019 e Projeto Comprador na Plástico Brasil.

Outro importante ponto de pauta da reunião foi a apresentação da Metodologia de Segmentação de Empresas, uma ferramenta desenvolvida pelo Programa BMS para mapear o perfil de cada empresa de acordo com o perfil e sua maturidade exportadora, e com isso produzir uma matriz com a indicação de ações recomendadas para cada nível de exportação. “A partir de um questionário para análise qualitativa da empresa,conseguiremos fazer o enquandramento entre os níveis Não Exportadora, Iniciante, Intermediária, Avançada e Internacionalizada”, explica a diretora. “Com esta definição, vamos propor uma cesta de ações recomendadas para cada uma, visando ao melhor desempenho de suas exportações”.