f

Associe-se ao Programa Brazil Machinery Solutions e coloque sua empresa no mercado internacional

Associe-se ao Programa Brazil Machinery Solutions e coloque sua empresa no mercado internacional
21 - Fevereiro - 2019

Há 18 anos, ABIMAQ e Apex-Brasil firmavam um convênio de cooperação técnica para capacitar pequenas e médias empresas para o mercado externo. A parceria ampliou-se, tornou-se um Projeto Setorial bastante consistente e, hoje, o Programa Brazil Machinery Solutions – resultado dessa parceria – visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia, competitividade e de forma sustentável. 

O Programa BMS tem em seu escopo de trabalho atividades que buscam atender às diversas demandas do setor, entre elas, ações de promoção comercial, como feiras internacionais, projetos compradores e missões empresariais e prospectivas. Além disso, o Brazil Machinery Solutions desenvolve iniciativas nas áreas de defesa de interesses, qualificação empresarial e estudos para acesso a mercados interrnacionais. Atualmente, possui cerca de 400 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração,  alimentícia, plástico, embalagens, entre outros. 

Em 2018, foram realizadas onze feiras internacionais, dois projetos compradores (rodadas internacionais de negócios), dois projetos Imagem e uma missão internacional prospectiva. Ao final do período, as exportações das empresas apoiadas pelo Programa BMS haviam atingido US$ 922 milhões, para um total de 159 destinos.

O Programa BMS também realizou ações em conjunto com a Apex-Brasil, como o evento Brazil Tecnológico México, e Projeto Mão Dupla, que busca a integração entre o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e outras ações de promoção comercial, somados ao atendimento propriamente dito do PEIEX, seminários, viabilização de estudos de mercado, defesa de interesses, entre outras iniciativas.

Atento às demandas do setor, o Programa propiciou ainda presença inédita de fabricantes de máquinas e equipamentos na Expomina (Peru), na Weftec (EUA) e na EIMA (Itália). “Todos esses níveis de atuação possibilitaram às empresas-membro do Programa Brazil Machinery Solutions avanços em suas exportações e maior inserção no mercado mundial, propiciando contato com importadores praticamente de todos os continentes” ressalta a diretora de mercado externo da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Patrícia Gomes.

Ela explica que o Projeto Setorial está dividido em treze verticais, sendo que foram definidas cinco prioritárias, que são as verticais Agrícola, Alimentícia, Plástico e Embalagens, Mineração e Têxtil. “Para o ciclo 2018-2020, houve a inclusão no Programa de outros dois segmentos de grande potencial de exportação para a indústria basileira: Saneamento Básico e Ambiental e Óleo e Gás”, ressalta a diretora.E para 2019, muitas ações já aconteceram, estão sendo preparadas e outras programadas (leia o informativo Em Ação 71). 

Se você não é membro do Programa Brazil Machinery Solutions, associe-se o quanto antes, para estar preparado às exigências do mercado mundial. Mais informações com Tábata Silva (11) 5582-8755 ou email tabata.silva@abimaq.org.br