f

Embaixador Mario Vilalva assume a presidência da Apex-Brasil

Embaixador Mario Vilalva assume a presidência da Apex-Brasil
18 - Janeiro - 2019

No último dia 9 de janeiro, o Embaixador Mario Vilalva tomou posse para mandato de quatro anos como presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (Apex-Brasil). Formado em Direito pela Universidade do Distrito Federal (Brasília), Vilalva é diplomata de carreira e possui vasta experiência em postos estratégicos no Exterior e no Brasil, notadamente com foco em promoção comercial internacional.

Em sua gestão, a integração com o Itamaraty continua. “Assim, a Apex se beneficia da capilaridade e da inteligência do mercado local que o MRE oferece”, explica.

O Embaixador pretende reforçar ainda o alinhamento com o Itamaraty a partir de uma atuação, em sintonia com as diretrizes estratégicas do Ministério das Relações Exteriores.

“Vamos olhar todos os mercados, sem exclusão. Mas podemos dar características especiais para certos países ou regiões, sempre alinhados com as demandas do setor produtivo e com as diretrizes da política externa brasileira”, afirma Vilalva.

O presidente reforçou a importância de ouvir setor exportador organizado sobre a atuação da Apex-Brasil, buscando melhoria de eficiência e maior contato com o setor exportador. “Estamos aqui para servir ao setor exportador e vamos ouvi-lo para saber em quais pontos a Apex-Brasil pode melhorar nesse sentido”.

Além de servir em embaixadas como Washington (EUA) e Roma (Itália), o novo presidente da Apex-Brasil atuou como Embaixador do Brasil em Santiago do Chile, Lisboa (Portugal) e Berlim (Alemanha). No Brasil, foi Diretor-Geral do Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, encarregado da promoção das exportações brasileiras e dos investimentos estrangeiros no Brasil entre 2000 e 2006. Mais detalhes sobre a trajetória de Mário Vilalva estão disponíveis no portal do Itamaraty.

“Nesses 43 anos de serviço público, meu objetivo sempre foi trabalhar pelo Brasil. Especificamente aqui na Apex-Brasil, minha meta é atender o setor exportador da melhor maneira possível”, declarou Mario Vilalva.

 

Fonte: Apex-Brasil