\ \ }
f

MDIC disponibiliza nova plataforma para consulta de dados sobre comércio exterior

MDIC disponibiliza nova plataforma para consulta de dados sobre comércio exterior
18 - Outubro - 2018

A ferramenta denominada Comex Stat, que veio substituir o banco de dados conhecido como AliceWeb, traz sistema de consultas mais simplificado.

Em abril deste ano, foi disponibilizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) a ferramenta Comex Stat. O novo sistema permite a consulta dos dados estatísticos do comércio exterior brasileiro, possibilitando a criação de relatórios customizados. A plataforma surgiu como substituta ao AliceWeb, que já cumpria a função de fornecer dados das importações e exportações brasileiras. Para reformular o sistema e simplificar as consultas o AliceWeb foi descontinuado.

Muitas são as novidades e para atender à dinâmica das novas tecnologias de pesquisa e trazer praticidade, a nova plataforma do MDIC é responsiva, atende a qualquer tamanho de tela, sendo possível a realização de consultas via computador, smartphones e tablets. A interface do Comex Stat também foi aprimorada, está mais moderna, com um layout que contribui para pesquisas mais intuitivas.

Outro diferencial é que o Comex Stat dispensa a criação de um usuário para extração das informações. Se antes no AliceWeb havia a necessidade de cadastro, só sendo possível a obtenção de dados por meio de um acesso com login e senha, agora tudo que o usuário precisa fazer é acessar a plataforma, realizar sua consulta e realizar o download do arquivo  diretamente da tela principal.

Assim como já era realizado no AliceWeb, o novo sistema é alimentado com informações das operações das exportações e importações brasileiras extraídas do SISCOMEX. Apresenta dados desde 1997, atualizados mensalmente. O download dos arquivos pode ser realizado em dois formatos, Excel e CSV.

A criação do Comex Stat coincide com as práticas de modernização que o governo brasileiro vem adotando no comercio internacional.  É uma plataforma sofisticada e intuitiva, onde é possível a formulação dos relatórios estatísticos em português, inglês e espanhol.

A utilização estratégica do Comex Stat possibilita às empresas brasileiras o mapeamento de diversos fatores concorrenciais. Com a correta utilização dos dados, empresas exportadoras têm em mãos a ferramenta correta para identificação dos mercados potenciais para seus produtos, bem como dados que refletem o perfil importador do mercado pretendido em relação aos produtos brasileiros.

Para acessar: http://comexstat.mdic.gov.br

Clique aqui e conheça outras plataformas de consultas públicas

Leia na íntegra o Em Ação #68