Brazil Machinery Solutions

Apex-Brasil se mobiliza para ajudar empresários diante dos impactos do coronavírus




14 - abril - 2020

A Agência elaborou uma página especial em seu site com materiais informativos e de consulta 

Atenta aos impactos do novo coronavírus (Covid-19) na economia brasileira e mundial, a Apex-Brasil vem buscando novas soluções e iniciativas para reforçar seu trabalho de apoio às empresas exportadoras brasileiras. A Agência atua de maneira persistente no levantamento de informações e divulgação de dados sobre os impactos do vírus no mercado e as iniciativas que vêm sendo tomadas pelo Brasil e por outros países. 

A Apex-Brasil desenvolveu o Painel de Comércio, um portal de suporte a empreendedores, com informações relevantes sobre indicadores comerciais e o avanço do coronavírus mundialmente. A Agência ainda auxilia os empresários brasileiros através do seu Plano de Ação, documento que traz percepções e inspirações para o momento de crise. Além disso, está também liberado para o empreendedor o acesso ao Passaporte para o Mundo, pelo período de 60 dias. Também faz parte das iniciativas uma pesquisa que tem como objetivo identificar os impactos nos setores apoiados pela agência no mercado nacional e internacional. Todas as medidas podem ser acessadas por meio do link: https://portal.apexbrasil.com.br/coronavirus/

Ainda nessa mesma página, a Agência compartilha conteúdos sobre os efeitos comerciais e econômicos da pandemia no mundo. Além disso, destaca as ações de instituições parceiras, como os boletins eletrônicos do agronegócio realizados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e da indústria, elaborados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Saiba todos os detalhes das iniciativas da Apex-Brasil: 

Painel de Comércio 

Para auxiliar as empresas brasileiras e os formadores de opinião de políticas públicas na identificação dos impactos provocados pela pandemia, a Agência desenvolveu o Painel de Comércio – COVID-19. Acessível a qualquer instituição, o Painel é uma ferramenta exclusiva que apresenta a evolução dos indicadores comerciais e dos casos confirmados de coronavírus. Dessa forma, ele permite que o usuário visualize e correlacione os dados de modo ágil, para facilitar os processos de tomada de decisão. 

A Apex-Brasil sugere que os usuários o mantenham como instrumento permanente de consulta, já que a ferramenta oferece interação e dinamismo em tempo real. Para proporcionar a melhor experiência possível, a Agência atualizará o Painel constantemente, incluindo novos dados e novas funcionalidades. 

Plano de ação empresarial 

Com essa iniciativa, a Apex-Brasil ajuda o empresário a se preparar para o momento de crise. A Agência elaborou um documento que dá acesso a um conjunto de análises e de reflexões sobre o contexto socioeconômico da crise, o que pode contribuir para as decisões estratégicas sobre seus negócios. 

O processo de planejamento permite que o empresário, seus colaboradores, parceiros e familiares organizem suas iniciativas e ajam de modo estruturado. 

Passaporte para o mundo 

Trata-se de uma plataforma online que oferece uma ampla base de informações sobre negócios internacionais. Diante dos efeitos do novo coronavírus na economia mundial, a Apex-Brasil liberou o acesso à ferramenta para todos os públicos, pelo período de 60 dias. 

O conteúdo de alta qualidade é produzido pela Agência e por seus parceiros para apoiar as empresas em três eixos de atuação internacional: exportações, operações no exterior e atração de investimentos. São mais de 70 vídeos, entre cursos, palestras e casos de sucesso, e mais de 200 arquivos com conteúdo técnico especializado na biblioteca do sistema. 

Pesquisa 

A Apex-Brasil está realizando uma pesquisa com empresários brasileiros exportadores para levantar mais informações sobre os impactos da epidemia do coronavírus nos negócios internacionais envolvendo o Brasil. A Agência deve inaugurar novos produtos e soluções para ajudar as empresas e entidades brasileiras a enfrentarem os desafios mapeados em breve.