Brazil Machinery Solutions

Agropecuária nos Estados Unidos: Oportunidades para os fabricantes de máquinas e equipamentos




02 - junho - 2021

O mercado estadunidense de máquinas e equipamentos agropecuário cresceu 19% nos últimos cinco anos

Em 11 de maio, foi realizado o segundo Webinar da Jornada Internacional 2021, trata-se de uma iniciativa conjunta da Campanha Esforço Exportador e do Programa Brazil Machinery Solutions que propõe uma programação de conteúdos com foco no mercado internacional. O evento contou com a participação do Adido Agrícola do Brasil nos Estados Unidos (baseado em Washington), Filipe Araújo, do representante do escritório Apex-Brasil para América do Norte (baseado em Miami), Fernando Spohr e da diretora executiva de mercado externo da ABIMAQ, Patrícia Gomes. Com o tema Agropecuária nos Estados Unidos – Oportunidades para o setor de máquinas e equipamentos, o objetivo do encontro foi apresentar a relação comercial do setor com o mercado estadunidense, passando pelo panorama agropecuário nos Estados Unidos, além de apresentar as ferramentas de suporte para as empresas que buscam consolidar a sua presença no mercado. O evento pode ser acessado na plataforma da Jornada ou diretamente pelo Youtube, no canal da ABIMAQ.

Sob a perspectiva do segmento de máquinas e implementos agrícolas, os Estados Unidos são o terceiro destino das exportações, alcançando US$50 milhões em 2020. No período, o mercado representou 7% das vendas do segmento com destino ao mercado externo. O mercado estadunidense de máquinas e equipamentos agrícolas tem apresentado crescimento constante, mensurado em cerca de US$4 bi em 2020, nos últimos 05 anos apresentou um crescimento de 19%. 

Para fortalecer a presença brasileira do setor no mercado dos Estados Unidos, o Programa Brazil Machinery Solutions promoverá entre os dias 31 de maio e 25 de junho a primeira Missão Comercial Digital para o mercado estadunidense. A ação faz parte de dois pilares de atuação do Programa: capacitação e geração de negócios. Para atender cada um desses pilares, está previsto uma agenda de capacitação com temas relacionados à atuação das empresas brasileiras no mercado estadunidense, além do agendamento de reuniões com potenciais distribuidores e representantes de máquinas e equipamentos para o setor de máquinas e implementos agrícolas naquele país. A ação acontecerá 100% online e o grande diferencial é que tanto a capacitação quanto a agenda de negócios serão construídas com base nas necessidades das empresas selecionadas.

Onze empresas participarão dessa agenda, são elas: Baldan, Casale, Doble TT, Fockink, Inroda, Jacto, Jan, Jumil, Marchesan, Pieralisi e Vence Tudo.


Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico de forma sustentável, com tecnologia e competitividade. O Programa BMS recentemente assinou a renovação do convênio para o biênio 2021-2023 e visa apoiar indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Seja uma empresa membro do Programa, para mais informações, acesse: http://www.brazilmachinery.com.

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1945, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: http://www.abimaq.org.br.

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Mais informações http://www.apexbrasil.com.br.