Brazil Machinery Solutions

ABIMAQ participa do Enaex 2018




30 - agosto - 2018

O presidente executivo da ABIMAQ, José Velloso, representou a Associação no Encontro Nacional de Comércio Exterior

Foi realizado, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de agosto, a 37ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2018), promovida pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). O presidente executivo da ABIMAQ, José Velloso, representou a entidade como palestrante do painel “BNDES Financiando as Exportações para a Retomada do Crescimento”.

Participaram ainda do painel Guilherme Estrada Rodrigues, Diretor-Presidente da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) e Cláudia Prates, Diretora de Empresas do BNDES. O medidador da mesa foi Marcio Fortes de Almeida, Diretor da AEB.

O presdidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), embaixador Roberto Jaguaribe, foi um dos convidados especiais e realizou palestra sobre “Os Reflexos da atual geopolítica mundial no Comércio Exterior Brasileiro”.

O tema central do debate foi “Desafios para um Comércio Exterior Competitivo” e, a partir dele representantes do governo e de toda a cadeia de negócios do comércio internacional, discutiram questões como: Os reflexos da atual geopolítica mundial no comércio exterior brasileiro; Alternativas para viabilizar as exportações de commodities com maior valor agregado; A defesa comercial no Brasil e no mundo; e A mulher no comércio internacional.

Os participantes tiveram acesso a workshops, painéis e discussões sobre os principais temas ligados ao comércio exterior brasileiro, bem como a uma área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas.

Paralelamente ao ENAEX 2018, ocorreu uma reunião do Conselho de Comércio Exterior do MERCOSUL (MERCOEX), formado pelas coirmãs da AEB no âmbito regional: CERA (Câmara de Exportadores de la República Argentina), UEU (Unión de Exportadores del Uruguay) e CIP (Centro de Importadores del Paraguay).

Ainda durante o evento, a AEB e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), concederam o Prêmio Destaque de Comércio Exterior 2018, que está em sua 24ª edição, em reconhecimento às empresas e instituições que se destacaram no comércio externo do Brasil em 2017.