Brazil Machinery Solutions

ABIMAQ e Apex-Brasil trabalham o aditivo de prazo do Projeto Setorial




11 - dezembro - 2019

Programa Brazil Machinery Solutions prevê mais 13 ações para os seis meses adicionais

O atual Convênio de Cooperação Técnica e Financeira do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS) — uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) — poderá ser estendido até início de outubro de 2020. A agenda para o período adicional contempla um total de 13 ações, dentro e fora do Brasil. 

O objetivo é dar continuidade à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, que terminaria originalmente em abril de 2020. Assim que aprovada a extensão pela Apex-Brasil, o Programa Brazil Machinery Solutions (BMS) já tem uma agenda desenhada com as ações focadas nas necessidades dos participantes, nos países-alvo e na estratégia de promoção comercial deste biênio. 

A programação para o período de extensão conta com oito feiras internacionais, dois projetos imagem e dois projetos compradores — que consistem no convite e acompanhamento de jornalistas e compradores internacionais ao Brasil, respectivamente. Uma missão prospectiva a Houston, nos Estados Unidos, também faz parte da agenda.

“Estamos programando ações para o ano de 2020 que colaboram para o fortalecimento da imagem do Brasil e fomentam a exportação das nossas máquinas para mercados de extrema relevância, como os Estados Unidos, Chile, Argentina e Colômbia. O apoio do Brazil Machinery Solutions às empresas participantes do programa é uma ferramenta importante para a inserção do setor no mercado internacional”, comenta a diretora executiva de mercado externo da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Patrícia Gomes, a respeito da relevância e estratégia na programação das ações do projeto setorial.

Aprovada a prorrogação, o calendário adicional começa a partir do dia 2 de abril de 2020. As primeiras ações programadas são as feiras Simatex, Emitex e Confemaq, que acontecem simultaneamente na Argentina, entre os dias 20 e 23 de abril. Ambos os eventos são voltados para os mais importantes fabricantes de fios e tecidos, produtores de máquinas para a indústria têxtil e de confecção, além de fornecedores de serviços e suprimentos. 

Também em abril, acontecerá no Chile a Expomin, considerada a principal feira internacional para a indústria da mineração. Em seguida, a África do Sul receberá a Nampo Show em maio, a maior e mais tradicional feira agropecuária realizada no continente africano. No mesmo mês, o Peru será alvo do Programa BMS, com a Expoplast, promovendo as máquinas e equipamentos para a indústria de plásticos e setores relacionados.

As feiras Argenplas (Buenos Aires), Expomina (Peru), Colombiaplast e FIB (ambas na Colômbia) dão sequência à agenda de feiras internacionais durante o período de prorrogação do Convênio.

Os projetos imagem e comprador acontecem na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e na capital paulistana, durante as feiras Agrishow e Feimec. 

O Brazil Machinery Solutions tem como objetivo fomentar a exportação das empresas de máquinas e equipamentos participantes e, até o momento, já realizou mais de 60 ações, entre feiras internacionais, missões comerciais, rodadas de negócios, palestras, seleção de mercados-alvo, entre outros. O Projeto Setorial apoia ações das verticais: mineração, agronegócio, plástico, têxtil, alimentício e refrigeração, óleo e gás e saneamento.