Brazil Machinery Solutions

ABIMAQ e Apex-Brasil renovam por mais um ciclo o Programa Brazil Machinery Solutions




08 - junho - 2021

A cerimônia virtual para assinatura do convênio de cooperação técnica e financeira entre a Associação e a Agência firma a parceria para o biênio 2021-2023

Empresários do setor e a diretoria da ABIMAQ receberam, no dia 26 de abril, em cerimônia virtual, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sérgio Segóvia. Na ocasião, foi assinada a renovação do Convênio de Cooperação Técnica Financeira para o ciclo 2021-2023 do Programa Brazil Machinery Solution, que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento das empresas brasileiras fabricantes de máquinas e equipamentos no mercado internacional, por meio do apoio às suas exportações, bem como no fortalecimento da imagem do Brasil como fornecedor de tecnologia e soluções.

A cerimônia foi aberta pela diretora executiva de mercado externo da ABIMAQ, Patrícia Gomes, que destacou o desempenho positivo da performance do Programa Brazil Machinery Solutions nos últimos 10 anos. Quatro indicadores apresentaram resultados de amplo crescimento durante o período de 2010 a 2020. O primeiro é o número de empresas apoiadas que aumentou 136%. O segundo é o universo de empresas exportadoras, em 2010, havia 145 empresas apoiadas pelos BMS com atuação internacional, em 2020 foram 323 empresas, representando um crescimento de 123%. Com o aumento da base de empresas apoiadas e atuantes no mercado externo, o reflexo positivo se desdobrou para a quantidade de destinos de exportação do programa em 160 países. O quarto e último indicador é o valor das exportações das empresas apoiadas que dobrou nos últimos anos. A  diretora, destacou ainda, a agenda de trabalho para o biênio, estratégias de atuação do Programa por meio de plataformas virtuais e as orientações para a adesão ao Brazil Machinery Solutions. Mais informações estão disponíveis no site: www.brazilmachinery.com.

Para celebrar esse momento, o evento contou com a participação de 03 representantes de empresas apoiadas pelo Brazil Machinery Solutions: Fernando José da empresa Branqs Automação, Fábio Kreutzfeld da Delta Máquinas e Bruno Alexandre da Schulz S.A. Os empresários deram depoimentos sobre os desafios da atuação internacional e o processo de preparação/capacitação para a exportação. 

“A nossa participação no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) foi de extrema importância para a Branqs. Todos os setores da empresa foram trabalhados, provocando uma revolução na empresa em todos os sentidos. O PEIEX nos ajudou a realizar um diagnóstico detalhado identificando nossas principais fraquezas e nos ofereceu consultoria presencial nas áreas de vendas e comércio exterior, além de realizar capacitações nas áreas de administração estratégica e capital humano”, destacou Fernando José – Branqs Automação.

“Participar do Programa Brazil Machinery Solutions ampliou o sonho da Delta de ser uma empresa exportadora. Tínhamos o desejo de alçar voos mais altos, mas não sabíamos por onde começar e o primeiro passo foi entender as necessidades dos clientes internacionais e mercados potenciais. Por isso, investimos em inteligência de mercado, fortalecimento da marca, desenvolvimento de produtos e diferencial competitivo. Com isso, hoje somos uma empresa que exporta para mais de nove países”, declarou Fábio Kreutzfeld, Delta Máquinas.

“A Schulz já participou de vários eventos com o Programa Brazil Machinery Solutions e em todos tivemos ótimos retornos, seja abrindo novos distribuidores em cidades importantes da América Latina nas quais não tínhamos presença (Arequipa, por exemplo) seja captando sugestões de melhorias feitas em nossos produtos pelos usuários de nossos compressores nos diferentes países. Acreditamos na força do Programa e seguiremos sendo parte integrante dele por muitos e muitos anos”, destacou Bruno Alexandre, da Schulz S.A.

Ao cumprimentar os presentes, o presidente Sérgio Segóvia falou sobre o longo histórico de parceria com a ABIMAQ e destacou a relevância da indústria de máquinas e equipamentos tanto para os demais setores industriais, atuando como termômetro do crescimento do País, como pela sua capacidade de articulação política e de discussão dos grandes temas econômicos que afligem a produção nacional. “Adicionalmente, quero agradecer pessoalmente e em nome da Apex-Brasil o belíssimo trabalho de fortalecimento da cultura exportadora que a ABIMAQ tem desenvolvido nos últimos 21 anos. Aumentando a base de empresas exportadoras de 20% para os atuais 56%”. 

Apesar da queda das exportações provocada pela crise gerada pela pandemia da Covid-19 nos resultados de 2020, verifica-se que o projeto está bem-posicionado, revelando a força dos empresários e da capacidade de resiliência do setor de máquinas e equipamentos: representando 22,4% do total das exportações brasileiras do setor. 180 empresas apoiadas aumentaram suas vendas internacionais (mesmo em período de crise mundial) e 169 empresas exportaram para mercados inéditos. Números que nos enchem de orgulho e esperanças!

O presidente executivo da ABIMAQ, José Velloso, destacou que o comércio exterior tem papel central no desenvolvimento e na recuperação de qualquer economia, resultando em geração de renda e emprego de melhor qualidade. Passado o período mais crítico da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, os esforços de recuperação econômica dependerão em grande medida da demanda externa por bens e serviços nacionais. Em vista do potencial das exportações como motor de crescimento da economia e de geração de emprego e renda, o comércio exterior deve ocupar um espaço de maior centralidade nas políticas governamentais de retomada da atividade econômica.

Para finalizar, a Jornada Internacional 2021 foi oficialmente lançada pela Gerente de Promoção Comercial Internacional da ABIMAQ, Tábata Silva. A ação é uma iniciativa conjunta da Campanha Esforço Exportador e do Programa Brazil Machinery Solutions. A programação propõe um ano inteiro com conteúdo sobre exportação e terá início com dois eventos. O primeiro é o webinar: Pequenas e Médias empresas no Comércio Internacional. Por que a internacionalização é a chave para a expansão dos seus negócios? –  que será realizado no dia 05 de maio em parceria com a FECAP. O segundo é o webinar que acontecerá no dia 11 de maio às 11h00 – Agropecuária nos Estados Unidos: Oportunidades para o setor de máquinas e equipamentos – o evento é organizado em parceria com a Apex-Brasil por meio do seu escritório em Miami e  com o adido agrícola sediado em Washington do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para acompanhar futuros eventos e lançamentos relacionados à Jornada Internacional convidamos os interessados a acessarem: https://conteudo.abimaq.org.br/jornada-internacional-2021. A Cerimônia de assinatura do novo Convênio com a Apex-Brasil está disponível em: https://youtu.be/vevi5tLhsVM

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico de forma sustentável, com tecnologia e competitividade. O Programa BMS recentemente assinou a renovação do convênio para o biênio 2021-2023 e visa apoiar indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Seja uma empresa membro do Programa, para mais informações, acesse: http://www.brazilmachinery.com.

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1945, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: http://www.abimaq.org.br.

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Mais informações http://www.apexbrasil.com.br.